sexta-feira, 21 de novembro de 2008

a MULHER e a NATUREZA


O que as mulheres e a natureza têm em comum? São tantas coisas! A mulher é parte da natureza, mas a natureza também é muito feminina. É interessante notar que elas têm fortalezas parecidas, mas sofrem muitas ameaças em comum. Na semana em que retomamos com força total o Movimento pela Preservação da Floresta (ops, A floresta!) Urbana Água Comprida, muitas notícias nacionais e internacionais mostram a violência doméstica.

A ong italiana Telefono Donna (http://www.telefonodonna.it/) lançou uma campanha super polêmica (sobretudo porque estão no país mais fervorosamente católico do mundo). A foto usada, e que ilustra este post, mostra uma mulher na cama, em posição à la Jesus Cristo, com a frase "Quem paga pelos pecados do homem?" (desculpem se a minha tradução do italiano não estiver perfeita, mas a idéia é essa). No dia 25 de novembro acontece a Jornada contra a Violência Doméstica, e esse cartaz ilustra a luta de milhares de mulheres que, muitas vezes silenciosamente, sofrem com abusos físicos e psicológicos causados por seus próprios companheiros.

Ou seja, as pessoas às quais essas mulheres dedicam seu amor, carinho, sua vida, retribuem com exploração, pensando apenas em seu benefício próprio. Acontece a mesma coisa com tudo o que é natural e aqueles que a exploram sem medidas, alegando pensarem no conforto de sua família. A natureza nos dá tudo e recebe em troca o abuso, exatamente como as mulheres vítimas de violência.

Esta semana uma mulher foi jogada de seu apartamento junto com seu filho (ops, A criança!) e acabou morrendo. O maior suspeito é justamente seu companheiro, que já havia abusado dela por várias vezes, fato comprovado por 3 (!!!) boletins de ocorrência registrados por ela nos últimos meses. Era tão óbvio que ele representava um risco à integridade da moça. Fiquei pensando o quanto esta morte poderia ter sido evitada se esta questão fosse levada a sério (não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo).

Dia 06 de dezembro foi definido pelo governo federal como o Dia Nacional dos Homens pelo Fim da Violência, onde o mote deste ano será "Comprometa-se!". A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres recebeu de janeiro a setembro de 2008 216 mil denúncias sobre violência!!!! Enquanto eu escrevo este post, duas notícias passaram na TV, uma da menina que foi violentada e jogada em um bueiro em Ferraz de Vasconcelos e o caso dos três homens acusados de violentar e assassinar uma jovem em Guarulhos (neste caso, há controvérsias sobre se os rapazes são os autores do crime ou se é o maníaco de Guarulhos).

O feminino e o natural são essências muito fortes e assustam os que não gostam de se sentir reduzidos diante de uma situação. A VIDA depende da natureza e das mulheres, por isso deveriam ser SUBLIMES e não alvos de DOMINAÇÃO.

Não sou feminista, sou feminina, acho que todos devem ter os mesmos direitos, oportunidades e suas diferenças respeitadas, independente do gênero e da opção sexual. Acho que sou ambientalista (heheheh), mas defendo que haja uma relação mais harmoniosa e equilibrada entre os seres humanos e tudo o que é natural.

O respeito ao semelhante e ao diferente é a essência da VIDA!

2 comentários:

ELSON TEIXEIRA CARDOSO disse...

Ivy:

Que texto fantástico. É poético, intenso, cortante, emocionante. Pois tem o dom de falar à alma, hem?
Parabéns!!

Patrick disse...

Mas é uma hiponga feminista mesmo, >=D