sexta-feira, 21 de novembro de 2008

a MULHER e a NATUREZA


O que as mulheres e a natureza têm em comum? São tantas coisas! A mulher é parte da natureza, mas a natureza também é muito feminina. É interessante notar que elas têm fortalezas parecidas, mas sofrem muitas ameaças em comum. Na semana em que retomamos com força total o Movimento pela Preservação da Floresta (ops, A floresta!) Urbana Água Comprida, muitas notícias nacionais e internacionais mostram a violência doméstica.

A ong italiana Telefono Donna (http://www.telefonodonna.it/) lançou uma campanha super polêmica (sobretudo porque estão no país mais fervorosamente católico do mundo). A foto usada, e que ilustra este post, mostra uma mulher na cama, em posição à la Jesus Cristo, com a frase "Quem paga pelos pecados do homem?" (desculpem se a minha tradução do italiano não estiver perfeita, mas a idéia é essa). No dia 25 de novembro acontece a Jornada contra a Violência Doméstica, e esse cartaz ilustra a luta de milhares de mulheres que, muitas vezes silenciosamente, sofrem com abusos físicos e psicológicos causados por seus próprios companheiros.

Ou seja, as pessoas às quais essas mulheres dedicam seu amor, carinho, sua vida, retribuem com exploração, pensando apenas em seu benefício próprio. Acontece a mesma coisa com tudo o que é natural e aqueles que a exploram sem medidas, alegando pensarem no conforto de sua família. A natureza nos dá tudo e recebe em troca o abuso, exatamente como as mulheres vítimas de violência.

Esta semana uma mulher foi jogada de seu apartamento junto com seu filho (ops, A criança!) e acabou morrendo. O maior suspeito é justamente seu companheiro, que já havia abusado dela por várias vezes, fato comprovado por 3 (!!!) boletins de ocorrência registrados por ela nos últimos meses. Era tão óbvio que ele representava um risco à integridade da moça. Fiquei pensando o quanto esta morte poderia ter sido evitada se esta questão fosse levada a sério (não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo).

Dia 06 de dezembro foi definido pelo governo federal como o Dia Nacional dos Homens pelo Fim da Violência, onde o mote deste ano será "Comprometa-se!". A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres recebeu de janeiro a setembro de 2008 216 mil denúncias sobre violência!!!! Enquanto eu escrevo este post, duas notícias passaram na TV, uma da menina que foi violentada e jogada em um bueiro em Ferraz de Vasconcelos e o caso dos três homens acusados de violentar e assassinar uma jovem em Guarulhos (neste caso, há controvérsias sobre se os rapazes são os autores do crime ou se é o maníaco de Guarulhos).

O feminino e o natural são essências muito fortes e assustam os que não gostam de se sentir reduzidos diante de uma situação. A VIDA depende da natureza e das mulheres, por isso deveriam ser SUBLIMES e não alvos de DOMINAÇÃO.

Não sou feminista, sou feminina, acho que todos devem ter os mesmos direitos, oportunidades e suas diferenças respeitadas, independente do gênero e da opção sexual. Acho que sou ambientalista (heheheh), mas defendo que haja uma relação mais harmoniosa e equilibrada entre os seres humanos e tudo o que é natural.

O respeito ao semelhante e ao diferente é a essência da VIDA!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sobre a Floresta Urbana Água Comprida


Quero fazer neste espaço um apelo a todos que acompanham a difícil luta entre o desenvolvimento a qualquer custo e um desenvolvimento planejado e sustentável. O Instituto Ambiental Vidágua, do qual faço parte, tem uma campanha de preservação do maior remanescente florestal na área urbana de Bauru, área para a qual criamos a singela expressão "Floresta Urbana Água Comprida" (na foto deste post vocês podem observar a área. A imagem foi usada como capa de um abaixo-assinado feito em 2007 e que recolheu em 30 dias 16.000 assinaturas CONTRÁRIAS ao loteamento da área). Temos no blog do Vidágua uma enquete sobre o destino que essa área deve ter, tendo em vista que o Plano Diretor Participativo determinou que ela seja uma unidade de conservação, mas há um lobby dos empreiteiros para que se altere a lei! Além da enquete, pedimos a todos que enviem cartas aos veículos de comunicação manifestando seu posicionamento sobre a questão (que pode ser contrária ou favorável, depende da opinião de cada um). No blog http://www.vidaguaefloresta.blogspot.com/ vocês podem encontrar o histórico desta luta e opinar na enquete.


A FLORESTA PRECISA DA SUA AJUDA, E UM DIA VOCÊ PERCEBERÁ QUE TAMBÉM PRECISA DA FLORESTA!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mensagem aos prefeitos (re) eleitos!

A presidente do Vidágua, minha grande amiga Maria Helena Beltrame, me mandou hoje um e-mail sobre posturas políticas. Resolvi reproduzi-lo porque desejo que os prefeitos (re) eleitos pratiquem a versão ANTES DA POSSE, lembrando a responsabilidade que têm!







ANTES DA POSSE

Nosso partido cumpre o que promete.

Só os tolos podem crer que

não lutaremos contra a corrupção.

Porque, se há algo certo para nós, é que

a honestidade e a transparência são fundamentais.

para alcançar nossos ideais

Mostraremos que é grande estupidez crer que

as máfias continuarão no governo, como sempre.

Asseguramos sem dúvida que

a justiça social será o alvo de nossa ação.

Apesar disso, há idiotas que imaginam que

se possa governar com as manchas da velha política.

Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que

se termine com os marajás e as negociatas.

Não permitiremos de nenhum modo que

nossas crianças morram de fome.

Cumpriremos nossos propósitos mesmo que

os recursos econômicos do país se esgotem.

Exerceremos o poder até que

Compreendam que

Somos a nova política.


DEPOIS DA POSSE

Basta ler o mesmo texto acima,

DE BAIXO PARA CIMA


Não deixemos que aconteça a versão de baixo para cima em nossas cidades!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A dificuldade de equilibrar o discurso com a prática


Coerência é uma ação difícil. Eu comecei a pensar sobre isso quando estava na faculdade, espaço perfeito para se dizer coisas e praticar outras (total incoerência!). Discutíamos relação de classes, marxismo, indústria cultural e muitas das pessoas que se destacavam nos debates hoje em dia trabalham em ou para grandes corporações/interesses que eram alvo de suas críticas naquele momento.


A todo o momento nossa coerência é testada. Eu sinto isso na pele, porque defender interesses coletivos exige compreender o que é importante para todas as pessoas, e não só pra mim. Quando defendemos a preservação da Floresta Urbana Água Comprida é lógico que eu tento me colocar no lugar dos proprietários, mas também penso em como foi todo o procedimento até se chegar a situação atual e quais os interesses (sobre isso vou escrever especificamente no post do VidÁgua&Floresta, confiram (http://www.vidaguaefloresta.blogspot.com/).


A coerência do movimento ambientalista está em xeque nos últimos tempos. Muitos militantes do movimento integram o governo federal nestas duas últimas gestões. Colocar pessoas de peso em posições estratégicas enfraquece as reivindicações de qualquer movimento. Como contestar um ícone como a Marina Silva? Por isso, penso que ela tomou a atitude certa ao sair do governo, demonstrou coerência. Cansou de ser escudo de uma política desenvolvimentista, muito parecida com o governo militar, mas travestida de proposta democrática (estou falando especificamente das questões ambientais!).


Carlos Minc, atual Ministro do Meio Ambiente, foi grande militante na década de 70, coordenando a luta antinuclear no Rio de Janeiro. Se naquela época alguém dissesse que esse mesmo líder ambientalista assinaria uma licença ambiental de Angra 3, provavelmente seria tachado de louco. Pois é, isso está acontecendo, exatamente em 2008. Assim como a licença para as hidrelétricas no Rio Madeira. O Minc abriu uma plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente, na qual eu estava presente, com um discurso de que os servidores de carreira deveriam ser valorizados. Nesta mesma reunião, o presidente do IBAMA, sr Roberto Messias, disse que apesar do relatório dos técnicos daquele órgão dizer que haverá uma HECATOMBE na Amazônia com a construção das usinas, a obra era necessária e a licença seria dada.


Manter a coerência é difícil, mas mais difícil ainda é conviver com as contradições que pululam em nossas cabeças a cada incoerência cometida...